Ícone Marca


UFRN: ESTRATÉGIAS INOVADORAS NO COMBATE AO CORONAVÍRUS

  07/04/2020
  Atualizado em 08/04/2020



Além da produção de álcool gel e demais insumos para o combate ao Coronavírus, a UFRN vem lançando diversas estratégias inovadoras no atual período de pandemia. Os mais diversos centros, departamento, laboratórios, núcleos e hospitais se engajaram na luta.  

A Universidade vem realizando testes da COVID-19 em colaboração com o poder público estadual. Nesta semana, a Universidade recebeu crédito extraordinário no valor de R$18.122.734 que será aplicado na compra de novos testes.

Com foco na informação, a UFRN desenvolveu um sistema de monitoramento contínuo dos casos da Covid-19 no Rio Grande do Norte. A ferramenta está disponível no site covid.lais.ufrn.br e apresenta gráficos com dados sobre pacientes infectados, casos suspeitos, descartados e número de mortes. Outra importante fonte de informações produzidas na Universidade é o ONAS-Covid19, um observatório que apresenta de forma sistematizada a produção de análises sociodemográficas.

Além da informação, a UFRN vem destinando cuidados aos profissionais da saúde. Nesse sentido, a instituição lançou uma cartilha com orientações para autocuidado e saúde mental desses profissionais, objetivando prevenir o excesso de estresse. De forma prática, a Maternidade Escola Januário Cicco tem oferecido atendimento psicológico on-line para profissionais de saúde da instituição.

O suporte aos empreendedores é um dos destaques das ações desenvolvidas pela UFRN. Atentos aos reflexos da pandemia na economia do RN, a incubadora de empresas do Instituto Metrópole Digital (a Inova Metrópole) criou um canal para oferecer consultoria online gratuita a empresários e profissionais autônomos. A ideia é auxiliar os empreendedores no fortalecimento dos seus negócios. Ainda, destaca-se o lançamento de um site (https://covid19.imd.ufrn.br/) que reúne várias iniciativas, a exemplo de um cadastramento de profissionais da área de saúde e de Tecnologia da Informação que desejem contribuir voluntariamente com as ações de combate à pandemia.

As parcerias com o poder público estadual e as prefeituras também são destaque. Dentre outras contribuições, a UFRN, por meio do Departamento de Economia, publicou manifesto dos professores que se disponibilizaram a auxiliar os governos locais no enfrentamento às consequências socioeconômicas da crise.

Há, também, inúmeras ferramentas disponíveis diretamente à sociedade. Uma delas é a ferramenta Monitorização Epidemiológica Massiva (MEM), que tem o objetivo de evitar a superlotação dos serviços de atendimento clínico. Após fazer o cadastro no sistema, o usuário deve responder perguntas sobre os eventuais sintomas. O sistema analisa os dados, orientando o usuário sobre a necessidade de procura de uma unidade de saúde. A população do RN também conta com um teleatendimento por parte do Instituto de Medicina Tropical (IMT-UFRN) com profissionais da saúde disponíveis para tirar dúvidas e fornecer informações por telefone todas as segundas e sextas-feiras, entre 08h e 18h.  

Para conhecer melhor essas e outras contribuições da UFRN, acesse: https://ufrn.br/





20/07/2020   Noticia
[ANEPCP DIVULGA]: Programa Corra pro Abraço completa sete anos e realiza evento para contar a história do programa e compartilhar as tecnologias desenvolvidas
19/07/2020   Noticia
NOTA DE PESAR: falecimento do professor Augusto de Oliveira Tavares (UFCA).
17/07/2020   Noticia
DIVULGAÇÃO - evento virtual internacional 'INOVAÇÃO E GESTÃO PÚBLICA EM TEMPOS DE PANDEMIA: RESPOSTAS IBERO-AMERICANAS'
15/07/2020   Noticia
[ANEPCP DIVULGA] Live do Observatório das Metrópoles com o tema 'Em tempos de pandemia: contribuições do Observatório das Metrópoles Núcleo Natal'.
10/07/2020   Noticia
ANEPCP DIVULGA: Mini Reunião Anual Virtual da SBPC
05/07/2020   Noticia
05 de julho - Dia do profissional da Administração Pública no Brasil
30/06/2020   Noticia
ANEPCP INDICA - “BUROCRACIA, POLÍTICA E DEMOCRACIA EM TEMPOS SOMBRIOS”
29/06/2020   Noticia
PESQUISA: o passado recente, o período atual e os desafios correntes do Campo de Públicas no Brasil
23/06/2020   Noticia
[DIVULGAÇÃO] Diálogos EG-FJP / FGV / UAB - O chão de fábrica das políticas públicas e a produção ou reversão das desigualdades
22/06/2020   Noticia
10ª edição do debate “Gestão Pública em Tempos de Crise” - 'Políticas Culturais e Festas Populares frente a Pandemia: urgências e resistência”
22/06/2020   Noticia
ANEPCP INDICA: “CIDADÃOS E PROFISSIONAIS TRABALHANDO JUNTOS NA COPRODUÇÃO DOS SERVIÇOS PÚBLICOS”
17/06/2020   Noticia
Campanha pela prorrogação do auxílio emergencial no Brasil
© Anepcp 2020

Associação Nacional de Ensino e Pesquisa do Campo de Públicas
Inatto